segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Case: Mc Donald's

MATÉRIA DA REVISTA VOCÊ RH, EDIÇÃO 03/2008:
CAÇADA INTELIGENTE

Por Roseli Loturco

Ao centralizar o recrutamento de seus funcionários, o Mc Donald’s reduziu seu turnover e os custos com treinamento. Por mês, o Mc Donald’s, rede de fast-food que atende diariamente cerca de 1,6milhão de clientes em 1 160 pontos-de-venda, contrata até 2 000 profissionais. Ou seja, é gente que entra, é treinada e muitas vezes não chega a esquentar a cadeira, ou melhor, o balcão. Para otimizar o recrutamento, a empresa investiu na centralização do processo. Em 12 meses, o turnover nos restaurantes caiu cerca de 20% e houve redução igual em custos com treinamento, uniforme e material promocional para os novos funcionários.
O DESAFIO:
O Mc Donald’s Brasil, que investe a cada ano 20 milhões de reais em treinamento, precisava de mais eficiência e foco no processo de seleção dos atendentes de seus restaurantes. O objetivo era reduzir o turnover e, com isso, diminuir custos com cursos, uniformes e material promocional para essas pessoas e ainda obter maior padronização no seu time de atendimento. A empresa não revela de quanto era o turnover antes do programa (dados do Guia VOCÊ S/A-EXAME - As Melhores Empresas para Você Trabalhar 2007 mostram que o tempo médio de casa no Mc Donald’s era de 2,6 anos).
A SOLUÇÃO:
Tradicionalmente, a tarefa de selecionar e contratar pessoas para os pontos-de-venda cabia aos gerentes de restaurante, que deviam divulgar a vaga, colher indicações, receber currículos, entrevistar candidatos e ainda reunir documentos necessários para a contratação. "Eles investiam tempo e esforço nesse processo, que nem sempre era conduzido da melhor forma", diz Luis Bueno, diretor de recursos humanos do Mc Donald’s Brasil. A  idéia de padronizar e otimizar a contratação surgiu na Argentina e foi espalhada para toda a América Latina como estratégia regional. O primeiro passo foi agrupar os restaurantes de acordo com suas regiões geográficas, chamadas de "mercados" pela rede (cada mercado engloba entre 12 e 15restaurantes), e nomear um gerente recrutador para cada área. No Brasil, o projeto começou em meados de 2006 com um piloto na região dos Jardins, na capital paulista. Seis meses depois, veio à implementação. Hoje, o Mc Donald’s tem 18 gerentes recrutadores e o projeto está em fase final de expansão em alguns mercados da região Centro-Oeste. Com isso, a rede conclui o primeiro passo do projeto: reduzir de 1 160para 18 o número de recrutadores, com exceção de cidades, como Manaus (AM), que têm só um restaurante e não precisam de gerente recrutador. A parte da tecnologia foi o segundo passo para melhorar o processo. A principal novidade é um sistema para agilizar a captação de candidatos, desenvolvido em parceria com a fornecedora de soluções para e-recruitment Vagas.com. Essa ferramenta possibilitou que qualquer interessado em trabalhar na empresa cadastre suas informações no site do Mc Donald’s. Na outra ponta, o gerente recrutador pode visualizar os dados disponíveis no banco de dados. Ele é capaz de buscar candidatos pelo CEP da residência com apenas alguns cliques. Logo no primeiro mês de operação, 26 000 pessoas cadastraram suas informações. "Primeiro, transformamos o processo de recrutamento. Depois, buscamos tecnologia para facilitar a captação de candidatos", explica Bueno. A centralização do recrutamento trouxe um incremento: a inclusão de dinâmicas de grupo. Antes, a seleção de currículo já levava a uma entrevista individual. Com a dinâmica, além de perseguir o perfil do funcionário Mc Donald’s - jovens estudantes e moradores de bairros próximos ao restaurante em que vão trabalhar -, os recrutadores têm mais chances deformar um time alinhado ao espírito da rede de fast-food. "Nessa dinâmica é possível identificar as características comportamentais dos candidatos que podem ser mais bem aproveitadas em determinadas áreas do restaurante", diz Sheila Leme, gerente de recursos humanos da rede.
O RESULTADO:
O benefício mais mensurável que a centralização do recrutamento trouxe para o Mc Donald’s foi à redução de 15% a 20% no turnover dos atendentes. "Turnover significa dinheiro", afirma Bueno. A empresa não revela qual é a rotatividade dos atendentes nem quanto já economizou, em reais, com a iniciativa. A estimativa, no entanto, é deque a diminuição no rodízio dos funcionários tenha reduzido em 20% os custos com treinamento, uniforme e material promocional. Outro benefício foi à padronização, que acabou gerando maior sintonia entre a empresa e os contratados. "Ficou mais fácil escolher as melhores pessoas e, entre elas, as mais alinhadas com o nosso negócio", diz Sheila Leme.

Um comentário:

  1. são poucas as informações sobre de como é feita ou como a empresa conseguiu um padrão de funcionários, e com essa matéria, compreende-se um pouco de como foram os passos até chegar onde estão.. gostei da matéria, parabéns a quem escreveu...agradeço pois foi de uma ajuda de suma importância imensa na realização do meu TCC.

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