sábado, 24 de setembro de 2011

O que os testes psicológicos avaliam?

Parte integrante dos processos seletivos de algumas organizações, os testes psicológicos caracterizam uma técnica utilizada por psicólogos, e somente por eles, para investigação e identificação do modo de ser de cada pessoa, auxiliando as empresas na escolha do profissional que mais se adapta ao seu ambiente, sua cultura, seu negócio.

Diferente do que muitos acreditam os testes psicológicos não aprovam e nem reprovam candidatos, apenas identificam os perfis e apresentam para a organização aquele que mais se adequa à sua realidade.

Baseados em pesquisas científicas, legalizados, e regulamentados pelo Conselho Federal de Psicologia, os testes trazem ao avaliador aspectos imperceptíveis nas dinâmicas e entrevistas, bem como confirmam hipóteses levantadas em etapas anteriores.

É importante ressaltar que o resultado apresentado a partir da utilização de um teste é limitado no tempo, o que quer dizer que as qualidades, sentimentos, atitudes e expectativas levantadas dizem respeito àquele momento, à circunstância e contexto atuais na vida do candidato. Considerando que o ser humano é um ser em constante desenvolvimento, os resultados dos testes podem sim apresentar resultados diferentes em diferentes momentos.

A seleção dos testes aplicados nos processos seletivos deve ser feita de acordo com o contexto e o objetivo da organização, que nunca deve basear sua escolha pelo resultado apresentado por uma técnica somente, mesmo que esta seja a aplicação de um teste psicológico.

Utilizado em conjunto com outras técnicas de seleção, os testes nos apresentam o potencial de cada candidato, suas competências, características pessoais, pontos a serem desenvolvidos, propiciando-nos escolher o candidato mais indicado para o cargo.

Assim, fique tranqüilo quando você for submetido a uma avaliação psicológica, e sigas as orientações do profissional que irá aplicá-la. Dormir bem e alimentar-se adequadamente antes da realização do teste também influenciará um bom resultado, que no caso de um processo seletivo é levantar uma série de informações a respeito de sua performance e potencial: como você analisa e soluciona problemas, como realiza sínteses e julgamentos, como você se relaciona com as pessoas, sua iniciativa, dinamismo e empatia, como você trabalha sobre pressão, suas expectativas, etc.

Bom, finalizo aqui o Insigth “Dicas de Emprego”, esperando ter contribuído de alguma forma para seu sucesso profissional. Mas antes de encerrar quero dizer que a junção de técnicas de seleção vale para garantir a precisão no diagnóstico do perfil do candidato, a fim de que aquele que apresente o perfil mais coerente com a empresa seja escolhido. Quando há congruência de perfis temos “a pessoa certa no lugar certo”. Assim, não se assuste se perceber que o processo seletivo do qual você irá participar, ou está participando, for longo, composto de várias etapas, e também não se chateie se não for o candidato selecionado. Certamente você ainda vai encontrar aquela empresa com a qual se identificará.

Fonte: Daniela Guimarães - dimensaohumana.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário